CONVIDO A TODOS QUE SE INTERESSAM PELA DISCUSSÃO SOBRE O TRABALHO DOCENTE A PARTICIPAR DESTE DIÁLOGO

Este será um espaço de discussões que acolherá a participação de docentes e alunos do curso de Pedagogia e de outros cursos do Centro Universitário Estácio da Bahia! para a divulgação de conhecimentos e experiências didático-pedagógicas na formação profissional, em diferentes áreas de atuação.

O professor como articulador de saberes contribui para uma reflexão sobre diferentes perspectivas da práxis pedagógica. Portanto, foi aberto este espaço para um diálogo construtivo sobre a prática docente nas formações.

DISCUSSÕES PEDAGÓGICAS PARTINDO DE EXPERIÊNCIAS DE DOCENTE DO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA ESTÁCIO FIB

domingo, 21 de março de 2010

FORMATURA DA TURMA B DE PEDAGOGIA DA ESTÁCIO - FIB CENTRO UNIVERSITÁRIO DA BAHIA 2009.2

Aconteceu sábado, 20/03/2010, no Teatro Diplomata, em Patamares, Salvador - Bahia, a colação de grau da Turma B de Pedagogia da Estácio - FIB Centro Universitário da Bahia. Colaram grau 24 formandas e um formando, em um cerimônia presidida pela professora Maria de Lourdes O. Reis da Silva, coordenadora do curso e com a presença da professora Anna Maria Donin, representando o corpo docente do curso, da Paraninfa Vereadora Eron Vasconcelos, de pais, familiares e amigos da turma. Cleber Santos Souza, o único formando homem foi o orador da turma.

Destaco a linda festa de formatura oferecida por Tatiane Macedo de Jesus a seus familiares, amigos e professores, no Espaço Cultural Dom Bosco na Avenida Paralela. Estiveram presentes também as professoras Teresa Cristina, Patrícia e Ana Gelma, da Escola Carlos Murion, instituição educacional que acolhe com muito carinho e dedicação alunas estagiárias e pesquisadoras do curso de Pedagogia da FIB.

Cleber Santos Souza, Cristiane de Brito Oliveira e Regina Ferreira Souza também ofereceram uma linda festa no Espaço "Solar Magestoso" situado no bairro da Ribeira, um dos pontos turísticos mais festejados de Salvador.

Parabéns a todos os novos Pedagogos e muito sucesso nesta linda e importante profissão.

Com carinho, Lourdes Reis.
Coordenadora do curso de Pedagogia.

VISUALIZAR CONVITE

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

DIVULGAÇÃO DE PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS

Lourdes Reis NO ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE NORDESTE EM 06/07/2009


ANA ALTINA CAMBUÍ E LOURDES REIS, Professoras DA ESTÁCIO - FIB CENTRO UNIVERSITÁRIO DA BAHIA - NOVEMBRO 2009



MINHA APRESENTAÇÃO NO IV COLÓQUIO DE POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES EM JOÃO PESSOA - NOVEMBRO 2009

TEMA - ATOS DE CURRÍCULO: POSSIBILIDADES DA INTERCRÍTICA NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

O objetivo deste trabalho foi ESTABELECER uma discussão sobre a avaliação da aprendizagem como ato de currículo e como Possibilidade da intercrítica NOS SEUS entrelugares, bem como, uma reflexão sobre a prática de professores e os conceitos que eles constroem seu cotidiano. Trazer para esta discussão o dizer eo fazer dos professores, articulando com uma produção de saberes nesse campo do conhecimento, contribuiu para revelar modos de pensar e de agir de matizes diferentes. Foram colhidas visões significativas que se fizeram a partir de diferentes fundamentos Construídos ao longo da História da Avaliação da aprendizagem e que se revelaram muito importantes para esta análise. A opção de trabalhar apenas o conceito emitido pelos professores entrevistados se justifica pelo fato de que, ao formular um conceito, o sujeito já desenha suas Possibilidades de Atuação na avaliação da prática, além do que, são criados espaços de construção teórica sobre atos de currículo na experiência da avaliação da aprendizagem.
Palavras-chave: Avaliação. Atos de Currículo. Aprendizagem.

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA ESTÁCIO - FIB CENTRO UNIVERSITÁRIO DA BAHIA

Antonia Reis é professora do curso de Pedagogia.
 






 







Vanessa Fragoso é professora do Curso de Pedagogia.


Ruth Navarro é professora e coordenadora do curso de Logística.


TRECHO DO ARTIGO APRESENTADO NO COLÓQUIO

Bastante significativa foi a fala de uma estudante do 8 º semestre de Pedagogia, Adilene Baqueiro:
Avaliar para mim é uma aprendizagem Verificar se os conteúdos partilhados com os Discentes Tiveram sentido e significado para as enguias. Se aprenderam de forma crítica e reflexiva. A minha proposta para uma avaliação e uma formação de um cidadão autônomo, que POSSA Emitir Próprias suas opiniões a partir dos conhecimentos Construídos, apreendidos em sala de aula e nas suas vivências.

Esta aluna está Desenvolvendo em uma escola da rede municipal de Salvador, uma pesquisa sobre avaliação da aprendizagem e tem feito significativas reflexões nesse sentido. Na sua fala evidencia-se a percepção de que Avaliar não é somente quantificar resultados ou certificar o aluno como Aprovado. A concepção da aluna é uma construção a partir de um pensar carregado dos sentidos de atos de currículo, considerando uma perspectiva do aluno, sua cultura, os seus saberes como ser social na escola e no mundo. Por outro lado, pensa uma prática de avaliação / formação e Reflete sobre as Consequências do aprender e de como se deu esse aprendizado.


  
ALÉM DA PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES ACADÊMICAS, PURIFICAÇÃO E LAZER NO IV COLÓQUIO - foto tirada embaixo do maior cajueiro do mundo em João Pessoa.

EM NATAL COM OS REIS MAGOS