CONVIDO A TODOS QUE SE INTERESSAM PELA DISCUSSÃO SOBRE O TRABALHO DOCENTE A PARTICIPAR DESTE DIÁLOGO

Este será um espaço de discussões que acolherá a participação de docentes e alunos do curso de Pedagogia e de outros cursos do Centro Universitário Estácio da Bahia! para a divulgação de conhecimentos e experiências didático-pedagógicas na formação profissional, em diferentes áreas de atuação.

O professor como articulador de saberes contribui para uma reflexão sobre diferentes perspectivas da práxis pedagógica. Portanto, foi aberto este espaço para um diálogo construtivo sobre a prática docente nas formações.

DISCUSSÕES PEDAGÓGICAS PARTINDO DE EXPERIÊNCIAS DE DOCENTE DO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA ESTÁCIO FIB

REFLEXÕES SOBRE PEDAGOGIA - POSTAGENS DE ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA ESTÁCIO FIB

Esta página está reservada para reflexões de alunos do curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB, sobre a formação e a prática docente.

11 comentários:

  1. Para que serve a Didática? Qual o objeto de estudo da Didática? Quando e como surgiu a Didática na História da Educação?

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    1. Texto enviado pelas alunas do 2º semestre do curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB

      Itainã Batista, Carine Peixoto, Elinalva Brito, Jamile Brandão, Joseneide de Jesus

      A Palavra Didática tem sua origem no grego didactiké que significa arte de ensinar. A palavra “didaskõ”, que significava ensinar ou instruir. Como disciplina de programas de formação de professores ou como parte de uma área de estudo, a Pedagogia, a Didática, desde Comenius, significa o tratamento dos "preceitos científicos que orientam a atividade educativa de modo a torná-la eficiente". Entre os anos 1920 e 1950, a didática praticada era a da Escola Nova, que buscou superar os postulados da escola tradicional, trazendo assim uma reforma interna no ensino. O movimento da Escola Nova defendia a necessidade de partir dos interesses das crianças, abandonando a visão de "adultos em miniatura" e passando a considerá-las capazes de se adaptar a cada fase de seu desenvolvimento. Foi a fase do "aprender fazendo", momento em que os jogos educativos passaram a ter um papel importante no dia-a-dia das escolas. Entre seus principais defensores encontram-se Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho e Cecília Meireles.

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    2. Texto enviado pelas alunas do 2º semestre do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB

      Ana Angélica Líns Brito, Aloísia Reis, Adimira Pinheiro, Claudemira Protázio, Marilene Rodrigues, Janete N. da Rosa nascimento.


      Didática é uma disciplina da Pedagogia que estuda o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos escolares, orienta o indivíduo a adquirir hábitos de pensar, para desenvolver sua aprendizagem.

      A didática ajuda o professor a desenvolver sua capacidade crítica para que ele possa analisar de forma clara a realidade do ensino. Leva-o a refletir sobre: Para quem ensinar? O que ensinar? Porque ensinar? Esses questionamentos ajudam o educador a repensar sobre as suas aulas.

      O processo didático de aprendizagem não se dá apenas em sala de aula, o indivíduo aprende através de várias formas, como entre os primitivos, por participação, por experiências compartilhadas, pela interação ou pela troca de informações.

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    3. Texto enviado pelas alunas do 2º semestre do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB

      Alzenir de Carvalho, Bianca Dias, Crislane Nunes, Josenilda da Paixão, Viviane Gualberto


      Didática significa “arte de ensinar” os elementos da ação didática são: professor, aluno, conteúdo, contexto e estratégias metodológicas. A didática desenvolve a capacidade crítica dos professores em formação para que eles analisem de forma clara a realidade do ensino. A didática trata dos princípios gerais da prática em sala de aula, faz um julgamento ou critica do valor dos métodos de ensino. Converter objetivo sócio-político e pedagógico em objetivo de ensinar, selecionar conteúdo e método de ensino.

      Podemos dizer que todo meio e forma de adquirir conhecimento, através de gesto ou fala escrita é uma atitude didática. Nos dias atuais podemos contar com diversas fontes de informações que contribuem bastante para aprimorar nossa aprendizagem e adquirir novos conhecimentos. Isso acontece através dos meios de comunicação que facilitam nosso entendimento.

      Portanto, a Didática auxilia o individuo na busca do conhecimento que, com o passar do tempo, vai aprendendo cada vez mais através do convívio com outras pessoas. Com base no texto de Amelia Domingues de Castro e Anna Maria Pessoa de Carvalho, podemos perceber que o individuo é capaz de aprender sozinho como é o caso de alguns inventores e descobridores; isso se caracteriza como autodidatismo, mas deve ser levado em consideração o meio em que a pessoa convive. A didática tem como objetivo aproximar o ensino da aprendizagem.

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    4. Concordo com a Pedagoga Évelin Brandão, em relação a questão “Para que serve a didática?” porém sabemos que a Didática não se resume somente em auxiliar o professor em suas aplicações metodológicas. A Didática é o dispositivo de trabalho da vida cotidiana do professor e, como tal, está em contínua evolução.
      No sec. XVII, Comenius, teólogo e filósofo, divulgou sua principal obra: Didática Magna, proclamando a necessidade de ensinar “tudo a todos”.

      Deu início a democratização do ensino, mediante a adoção de um método único e universal que, abreviaria o trabalho do professor, tornando mais acessível o conhecimento para o aluno, ou seja, os professores ensinam menos e os alunos aprendem mais. Segundo Comenius, a Didática é a transposição do conhecimento erudito para o saber ensinável. É a arte de ensinar, a arte no sentido técnico.

      Posso concluir que o campo da Didática é muito amplo, no sentido de que essa disciplina faz uso de uma gama significativamente grande de outros saberes para constituir sua especificidade. A Didática pode ser vista, nesse sentido, como uma disciplina integradora de diversos saberes.

      Carine Peixoto – aluna do 2º semestre de Pedagogia da Estácio FIB

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    5. Texto enviado pelas alunas do 2º semestre do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB

      Claudia Lima, Rita de Cássia, Larissa Ribeiro


      Para entender didática é necessário conceituar duas palavras: arte e ensino.

      Didática é a arte de ensino, valorizando as diversidades culturais de uma sociedade, fazendo com que essa arte sofra modificações de acordo com o que será ensinado e para quem. Com o passar dos anos os estudos comportamentais do ser, trouxe uma visão melhor do que na verdade a didática nos oferece, mostrando aspectos sociais, filosóficos e políticos, vividos pelo individuo. Fazendo com que o ensino seja transmitido de várias formas sem mudar o conteúdo, ampliando as informações do estudante desenvolvendo a autonomia para criar suas próprias idéias.

      Diferentes tendências pedagógicas e filosóficas, consideram a pluralidade de conceitos baseados nas mudanças sociais e no avanço tecnológico e, mesmo assim, o ensino continua sendo o objeto da didática que vem se adequando a estas modificações.
      Haverá sempre discussões quando o assunto for “a didática” porque não se trata de uma arte, mais de artes.

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    6. A EDUCAÇÃO PELA PEDRA

      João Cabral de Melo Neto

      Uma educação pela pedra: por lições;
      para aprender da pedra, freqüentá-la;
      captar sua voz inenfática, impessoal
      (pela dicção ela começa as aulas).
      A lição de moral, sua resistência fria
      ao que flui e a fluir; a ser maleada;
      a de poética, sua carnadura concreta;
      a de economia, seu adensar-se compacta:
      lições da pedra (de fora para dentro,
      cartilha muda), para quem soletrá-la.

      Outra educação pela pedra: no Sertão
      (de dentro para fora, e pré-didática).
      No sertão a pedra não sabe lecionar,
      e se lecionasse não ensinaria nada;
      lá não se aprende a pedra: lá a pedra,
      uma pedra de nascença, entranha a alma.

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    7. Texto enviado pelas alunas do 2º semestre do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB

      Dilma Ramos, Marinalva, Vanessa, Thayara, Rosanni


      Segundo o poeta João Cabral de Melo, a educação pela pedra enfatiza com extrema delicadeza as duas formas de ensino, o dito "de fora para dentro" e "de dentro para fora". Observa-se que houve um processo de comunicação, pois o termo ensinar era entendido como mostrar, assimilar, com intenção de produzir aprendizagem, tomando o objeto de estudo na antiga acepção. Por outro lado, “de dentro para fora” o autodidatismo, dando destaque às experiências e ao conhecimento de mundo de um indivíduo (situações pré-didáticas).

      As crianças adquirem informações através do conceito do mundo físico e social associado na construção de sua inteligência. O ensinar é uma intenção que indica às vezes um caminho longo entre o propósito e a realização incluindo procedimentos didáticos visando o ensinar e o aprender.

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    8. Texto enviado pelas alunas do 2º semestre do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB

      Ozeane Bomfim, Marcia Maria, Jamille Dias, Leila Souza


      O texto “O ensino - objeto da didática” traz uma abordagem muito significativa, é um termo que se entende como assinalar, mostrar, anunciar e convém ao tipo de diálogo descrito, ou seja, uma troca de informações em forma de debate ou discussões, sobre o objeto de estudo da Didática.

      Se o objeto de estudo é um processo de comunicação para a aprendizagem, a televisão, o rádio, os jornais, as revistas, os livros, ajudam o estudante a adquirir mais conhecimentos.

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    9. Texto enviado pelas alunas do 2º semestre do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB

      Lorena Cruz, Naiara Araújo, Sonia Batista, Taise Trindade, Vanderli Silveira

      No primeiro capítulo do livro Ensinar a Ensinar as autoras Amélia Domingues de Castro e Anna Maria Pessoa de Carvalho, discutem sobre a intenção de produzir aprendizagem e de aprender. As autoras falam das formas de comunicação e como esse processo influi nas possibilidades do aprender.

      O que é ensinar? O que é aprender? Trazemos já em nosso ser a predisposição para sermos aprendizes e ao mesmo tempo “ensinantes”?

      É reforçada a ideia de que a ação de ensinar é sobretudo uma “intenção” e indica que na maior parte do tempo há um longo caminho entre o propósito (ensinar) e a realidade (aprender).

      Os processos de ensino estão ligados à Didática, que tornou-se o caminho das dinâmicas, complexas e multiculturais, que leva o indivíduo a aprender, a saber pensar, criar, inovar, construir conhecimentos, participar ativamente do seu próprio crescimento. É a cooperação entre o docente e o discente, para que haja a evolução dos processos ensino-aprendizagem.

      A Didática é um campo em constante construção e reconstrução e tem como objetivo não ficar pronta e acabada, já que ela permanece como compromisso com a Educação.

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  2. Prezadas alunas de Pedagogia, postem seus comentários sobre a Didática e outros assuntos importantes da nossa formação.

    O Pedagogo é um profissional que muito tem a contribuir para a Educação em diferentes campos de atuação: docência na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação Superior; no planejamento, execução e avaliação de atividades educativas; na pesquisa em educação; na produção e difusão do conhecimento; em contextos escolares e não escolares.

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