CONVIDO A TODOS QUE SE INTERESSAM PELA DISCUSSÃO SOBRE O TRABALHO DOCENTE A PARTICIPAR DESTE DIÁLOGO

Este será um espaço de discussões que acolherá a participação de docentes e alunos do curso de Pedagogia e de outros cursos do Centro Universitário Estácio da Bahia! para a divulgação de conhecimentos e experiências didático-pedagógicas na formação profissional, em diferentes áreas de atuação.

O professor como articulador de saberes contribui para uma reflexão sobre diferentes perspectivas da práxis pedagógica. Portanto, foi aberto este espaço para um diálogo construtivo sobre a prática docente nas formações.

DISCUSSÕES PEDAGÓGICAS PARTINDO DE EXPERIÊNCIAS DE DOCENTE DO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA ESTÁCIO FIB

sábado, 22 de outubro de 2011

Refletindo sobre Didática

Didática e Saberes Metodológicos


Didática e Perspectiva multicultural

Um comentário:

  1. A Palavra Didática tem sua origem no verbo grego “didasko”, que significava ensinar ou instruir. Como nome de uma disciplina de programas de formação de professores ou como parte de uma área de estudo, a pedagogia, a Didática, desde Comenius, significa o tratamento dos "preceitos científicos que orientam a atividade educativa de modo a torná-la eficiente".
    Entre os anos 1920 e 1950, a didática praticada era a da Escola Nova, que buscou superar os postulados da escola tradicional, trazendo assim uma reforma interna no ensino. O movimento da Escola Nova defendia a necessidade de partir dos interesses das crianças, abandonando a visão de "adultos em miniatura" e passando a considerá-las capazes de se adaptar a cada fase de seu desenvolvimento. Foi a fase do "aprender fazendo", momento em que os jogos educativos passaram a ter um papel importante no dia-a-dia das escolas. Entre seus principais defensores encontram-se Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho e Cecília Meireles.
    A didática, para assumir um papel significativo na formação do educador não poderá reduzir-se e dedicar-se somente ao ensino de meios e mecanismos para desenvolver um processo de ensino -aprendizagem, e sim, deverá ser um modo crítico de desenvolver uma prática educativa forjadora de um projeto histórico, que não será feito tão somente pelo educador, mas, por ele conjuntamente com o educando e outros membros dos diversos setores da sociedade. A didática deve servir como mecanismo de tradução prática, no exercício educativo, de decisões filosófico-políticas e epistemológicas de um projeto histórico de desenvolvimento do povo.
    Alguns conceitos sobre didática:
    “Didática para nós é uma reflexão sistemática sobre o processo de ensino-aprendizagem que acontece na escola e na aula, buscando alternativas para os problemas da prática pedagógica.” (MASETTO, 1997, p. 13)
    “A Didática é o principal ramo de estudos da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e método em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos” (LIBÂNEO,1994, p. 25-26)

    Equipe:Itainã Batista, Carine Peixoto, Elinalva Brito, Jamile Brandão, Joseneide de Jesus,Marcia Cristina

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